quarta-feira, 9 de julho de 2014

Rumo ao Hexa entra em hiatos #Cartas Ao Remetente



Descrença, surpresa, esperança, apatia, tristeza, raiva e desilusão. Esses foram alguns dos sentimentos que passaram pela minha cabeça, coração e expressão na noite de ontem. O que dizer do jogo contra a Alemanha?

Eu não sabia bem como começar a escrever sobre isso no blog. Na verdade, eu pensei em não escrever nada, guardar para mim o que parece apenas uma carta de desabafo em um momento de tristeza na grande união nacional que estávamos tendo em um país tão grande quanto o Brasil. Eu começo colocando a culpa em alguém? Mas em quem? Nos jogadores, em um jogador só, no técnico da seleção, na falta do Neymar, a falta do capitão, na pressão que era passar para a final da copa do mundo em casa? Não sei em quem colocar a culpa. Então decidi não colocar a culpa em ninguém.

Apesar de ter decido isso, não posso deixar de falar dos fatos que já estavam assolando a seleção brasileira antes do grande jogo. O pior grande jogo de todos. Não podemos negar que o time já estava se saindo por muita sorte nos jogos anteriores. Sorte? Ah, lembro de ter feito um post sobre isso ontem, quando estava tentando reunir toda a sorte do mundo para nós no jogo. Mas enfim, os outros jogos parecia que durante 20 minutos eramos realmente aquela grande seleção, a seleção que ganhou 5 copas do mundo, que crescemos ouvindo falar que era a melhor do mundo, o país do futebol, mas ai o outro time, por mais fraco que fosse, nos fazia passar um aperto, fazendo até mesmo decidir nos pênaltis.
E me quebra por dentro falar dessa forma. Acreditem, não sou uma grande torcedora de futebol, na verdade, eu não gosto de assistir a jogos, e sou uma leiga no assunto, mas sou uma cidadã brasileira que sempre vai acreditar no país, seja no que for. E nessa copa eu assisti a todos os jogos do Brasil. Entendendo a maior parte do jogo, a outra parte eu perguntava a minha irmã Giselle (essa sim sabe sobre futebol), mas o fato é que eu sempre me envolvo em copa do mundo, uso a camisa, pinto o rosto, fico feliz, reclamo (e muito!) no twitter. E até mesmo eu, a leiga de futebol, estava reparando que essa seleção estava em zona de perigo, tinha seus momentos, sim, de dar orgulho, mas ainda estava sem aquele brilho que estamos acostumados a ver na seleção. E olha só no que deu, no primeiro jogo com uma grande seleção, e aqui digo meus parabéns para a Alemanha (apesar de ter xingado todos os seus jogadores no jogo), leva essa goleada!

Aquele momento de branco do país, todos ficamos chocados, eu não acreditava de jeito nenhum que aquilo estava acontecendo. No primeiro tempo já estávamos perdendo de 5 à 0! Isso foi chocante, e pior de tudo, isso foi a morte de qualquer chances de ir para a final.
Como a esperança era a ultima que morre, apesar de todos na sala estarem "acabou" e "não tem mais jeito, só se os jogadores da Alemanha sentarem e esperar o Brasil fazer 6 gols", eu ainda estava lá "da para virar no segundo tempo" e "vamos Brasil, vamos virar essa, a esperança é a ultima que vai morrer". E apesar de querer segurar toda a esperança, boa parte de mim já queria fechar os olhos e nem olhar mais para o placar.
A pancada maior ainda estava por vir, afinal, não perdemos de 5x0, não é? Perdemos de 7x1, e esse ultimo golzinho do Oscar, que não havia desistido com outros poucos jogadores ali, foi apenas para não sairmos de mãos vazias, mas o estrago estava feito. O grande Brasil saiu da copa, da copa em casa, perdendo da pior forma possível, de 7 gols do outro time, 5 deles feito no primeiro tempo.

Como digerir isso? Claro, a derrota era de 50%, não era certo que íamos ganhar, como eu disse, o time não estava indo bem, e a Alemanha vinha na copa com todo o folego. Mas como lidar com essa grande derrota?

Bem, uns choraram, outros ficaram com muita raiva, ficaram com vergonha, e outros, como eu, apenas ficaram tristes, mais maior parte do tempo ainda anestesiados, sem realmente acreditar. O que vocês vão fazer, eu não sei. Mas eu vou seguir com a vida. Sim, vamos ter que aguentar outros países falando sobre isso, a própria televisão brasileira vai ficar nisso por um tempo. Eu vou continuar assistindo tudo, falando minha opinião sobre a tática, mas agora é tarde demais. Não eramos lá o Felipão, ou um dos jogadores, para dar um jeito, não podemos voltar no tempo para impedir a lesão do Neymar. E eu acho que o Brasil não é apenas o país do futebol, e temos muito mais coisas para se orgulhar dele.

Temos muitas qualidades, e eu ainda tenho orgulho de falar que sou brasileira. Não tenho vergonha, e durante toda a copa só tive vergonha de brasileiros que estavam torcendo para outro país durante os jogos, isso era realmente uma coisa que eu não gostava, mas cada um com as suas escolhas. E agora, temos o terceiro lugar para lutar ainda. Não é o lugar esperado que queríamos, mas é o que temos. E daqui a quatro anos temos outra copa! Outra chance de ganhar, em outro país sim, mas uma chance de se recuperar e fazer de novo o nosso nome. Mais uma opinião é que depois dessa, tem que haver uma completa mudança no comando da seleção brasileira, temos que ter uma renova, retirar forças para se re-fazer, sou uma completa fã de recomeços, e espero que tenhamos um no futebol, e em outras coisas também, aqui no Brasil.

Parabéns a Alemanha, e aos torcedores da Alemanha, pois eu achei muito cordial a atitude deles. Além de serem muito simpáticos, os jogadores em sua estadia aqui, e os jogadores na hora do jogo, comemoraram de forma normal, é claro, por seu país estar perdendo, mas alguns pediam desculpas aos brasileiros por ser daquele jeito. E, digo aqui, que percebi no jogo os jogadores Alemãs nem querendo fazer mais gols depois, apenas mantendo a bola rolando.

Essa aqui foi a minha opinião, talvez eu esteja esquecendo de falar sobre mais alguma coisa que me frustrou ou me surpreendeu nessa copa. Mas por enquanto, ainda estou um pouco em choque para lembrar. Depois desse vexame (sim, vou usar essa palavra), vou torcer aqui pelo terceiro lugar.

Olha só alguns tweets que escrevi ou dei RT durante os jogos e depois, pois acho que nada melhor para demonstrar os sentimentos que tweets, haha.



E como brasileiro perde a copa, mas não perde a piada, ainda tem esses aqui e muitos mais:


É isso, continuamos com Rumo ao Hexa, mas está em hiatos, voltamos com mais em 2018!


Um comentário:

  1. Mais do que triste essa derrota. Eu tava confiante que talvez o Brasil chegasse até a final, mas não foi dessa vez. Quando vi que a Alemanha seria a adversária do Brasil já fiquei com medo, VOCÊ JÁ VIU O TAMANHO DO GOLEIRO ALEMÃO? Enorme aquele cara. O Brasil já estava desfalcado sem o Thiago Silva e sem o Neymar, mas nem assim desanimei. Se tivesse perdido por uns 2 a 1, uns 3 a 2 até que ia, ou até nos penaltis pra perder com dignidade. Mas 7 foi demais, hahaha. Não desisti não, porque tem muitas outras copas vindo por aí e não é por isso que devemos nos desanimar. Acho que esse foi o único jeito de provar que não, o Brasil não comprou a copa. Espero que em 2018 tudo dê certo, e se não der, tem mais 4 anos pra treinar. Espero que não mudem o técnico, porque o Felipão é muito bom, a única coisa que aconteceu foi que a Alemanha jogou bem pra caramba. Ou o Brasil que jogou mal demais? Sei lá. Pelo menos não foi 7 a 0, uhuheuahuhehahuea.

    ResponderExcluir