terça-feira, 13 de maio de 2014

Resenha #4 - Anna e o Beijo Francês

 Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Primeira abordagem: A capa é completamente apaixonável, quando a vi, já entrei em um estado de alegria, tem aquele ar de "amor de férias" ou "romance para ler em uma viagem" nela, é completamente adorável.

O titulo e a capa com a Torre Eiffel ao fundo já deixa claro onde a história se passa: França, mais precisamente em Paris, a cidade do amor. Anna Oliphant é uma adolescente que não esta tão feliz assim de abandonar tudo em Atlanta e se mudar para Paris para uma escola interna. Afinal, em Atlanta esta sua mãe, seu irmão completamente viciado em Star Wars, sua melhor amiga Bridgette, seu amigo e ex namorado Matt e por cima de tudo, seu pequeno affair, Toph, colega de trabalho no cinema Midtown Royal 14 multiplex.

Mas seu pai, um escritor de romances brega e trágicos (estranhamente parecido com um autor ai chamado Nicholas Sparks cof cof), que ganha dinheiro com suas adaptações na bilheteria, decide de que ela tem que receber uma educação mais pomposa, e esse lugar deveria ser a frança, na School Of America in Paris. Isso parece horrível para Anna. É claro que, quando conhece Étienne St. Clair, as coisas não parecem tão ruins assim, além do fato de ele ter uma namorada.

O incrível e maravilhoso do livro, é que ele não trata pura e simplesmente de romance, mas sim da amizade. Amizade é o ponto auto tratado no livro, o que você não espera com a sinopse, titulo ou capa. Anna se vê pela primeira vez sozinha, sem os pais ou os amigos, em um país onde ela não sabe o idioma e também mal conhece os lugares e histórias.

França é um universo completamente alternativo para Anna, ela não sabe como pedir comida na cantina da escola, apesar de ser uma escola Americana, quase todos os funcionários falam em francês, ela não sabe andar pelas ruas ou outros lugares para conhecer. O livro envolve muito bem isso, como é natural ter medo de novos lugares, de uma língua estrangeira, de não ser bem aceito ou nunca se adaptar, mas também mostra, ao longo da história, em como podemos nos adaptar a qualquer situação, por mais desconfortável que seja.

Claro, Anna só consegue isso com seus novos amigos, pessoas maravilhosas que a aceitam. Começa com Meredith, que a apresenta aos seus amigos, entre eles Étienne St. Clair. Um garoto lindo, com um charmoso sotaque britânico, nome francês, mas nacionalidade americana. Anna, é claro, se vê atraída por ele, apesar de não querer largar a ideia de voltar para Toph e de Étienne ter uma namorada. A relação de Anna com Étienne é doce e real, a amizade deles nos faz suspirar, e os pequenos toques sutis da autora de paixão é encantador.

Ele a ajuda a se misturar a Paris, a ajuda a não ter medo o desconhecido, assim como ela o ajuda também. Anna vê que sua maior paixão, o cinema, também esta em Paris, e que esse não é um lugar horrível como aparentava, e sim um novo mundo para ela explorar e aproveitar durante um ano.


É um livro com um lindo romance, personagens reais e engraçados, com problemas que muitos podem relacionar na vida real e cenários de tirar o folego de Paris. O design é maravilhoso, a Novo Conceito arrasou, com páginas amarelas e lindos pequenos detalhes no livro.





A pergunta clássica de "Ele realmente gosta de mim?" ganha um novo estilo e uma deliciosa história com Stephanie Perkins, autora também de "Lola e o Garoto da Casa ao Lado", que já estou doida para ler também. Espero que todos se divirtam com "Anna e o Beijo Francês" assim como eu, e se apaixonem como Anna e Étienne e os outros vividos personagens de Perkins.

Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito.
Páginas: 288
Preço: R$ 29,90
Nota: 10





Um comentário:

  1. Gente, que amorzinho.
    Como eu tinha falado pra você, aquele tipo de livro "estilo fanfic", que você não sabe como você foi se apaixonar por algo tão clichê.
    Mas afinal, como não se apaixonar por clichês? A vida é feita de clichês, não é?
    Ótima resenha e de novo, você me influenciando a ler livros que não fazem o meu estilo, mas que no final eu fico "Como eu não li isso antes?" haha.
    xoxo, Cah.

    ResponderExcluir