terça-feira, 13 de maio de 2014

Resenha #3 - A Garota Que Eu Quero

A Garota Que Eu QueroO Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo.

Primeira abordagem: A maioria dos leitores quando pegam esse livro para ler, assim como foi comigo, desconhece que ele é o terceiro de uma trilogia, uma trilogia super amável, aliás.

Eu já comecei a me apaixonar pela capa do livro, sim, eu concordo com toda a história de "não julgue um livro pela capa" mas em minha defesa: não tem nada dizendo "não ame um livro pela capa". A capa é simples, mas na minha opinião bate muito bem com o livro por causa disso, a simplicidade demonstra um conforto, é como um convite de "venha, sente um pouco no sofá, de um gole no café, me abra e começa uma leitura relaxante e gostosa". 

Agora vamos a história. Primeiro, vou descrever como foi quando eu o li, e não sabia que era o terceiro livro da evolução dos personagens. Eu já havia passado pelo livro na livraria, como já havia lido "A Menina Que Roubava Livros", do mesmo autor, parei com curiosidade para ver o novo livro dele. A capa fofa e simples com um estilo de "livro de romance" me prendeu, isso, é claro, até eu ler as costas do livro, e foi ai que eu soube que tinha que ler.

A história de Cameron Wolfe é fácil de se relacionar, afinal, quem não tem aquele -ou aquela- irmã mais velha que chama mais atenção, ou então aquele amigo -ou amiga-? Se não tem, bem, então você também consegue se identificar com o irmão de Cameron, Rube, que é um conquistador de berço. Já Cameron é o oposto de Rube, Cameron é um garoto de uma família grande, com quatro irmãos, e com uma solidão interna e externa que o autor conseguiu descrever de forma bem clara e simples, de forma dramática mas sem ser irritante, difícil de se achar em outros livros, na minha opinião.

A pergunta de ouro é: Como não se apaixonar por Cameron?

Impossível, simples assim. Simples, na verdade, é a palavra que define Cam - sim, eu criei um apelido para ele -, esse garoto é simples e ordinário, ao mesmo tempo em que ele é repleto de duvidas e maravilhas.

Na história dos dois irmãos e da família Wolfe, se encontra Octavia, nova namorada de Rube (e ele troca mais de namorada do que de roupa). E Octavia conquista Cameron, ele fica impressionado com tudo nela, e incrivelmente, os leitores também, é natural e romântico. E Cam se encontra no dilema de ser tudo o que ele tinha prometido antes, de fazer uma garota feliz e nunca magoa-la, e de estar apaixonado pela namorada do irmão.

A relação de Octavia e Cameron foi a segunda relação mais linda que eu li no livro, a primeira, bem, a primeira é de Cameron com seu irmão Rube, e isso se volta para o fato do livro ser o terceiro da evolução que eu nomeei "A Evolução dos Wolfes". Eu estava esperando mais drama do que o livro contem, mas o melhor é que o drama esta lá, mas é como se envolve-se você ao ponto de não lhe deixar perceber isso escancaradamente.

“When Dogs Cry” é o titulo original do livro, lançado em 2001 na Austrália, e os dois outros antes dele são “The Underdog” (1999) e “Fighting Ruben Wolfe” (2000).  Em 2003, “When Dogs Cry” foi lançado nos EUA com um novo nome “Getting The Girl”, e foi este o título utilizado para nossa versão traduzida. "O Azarão" e "Bom de Briga", como foi traduzido, foram lançados pela editora Bertrand. O terceiro livro foi lançado pela Intrínseca com o titulo "A Garota Que Eu Quero", versão traduzida do novo titulo em inglês "Getting The Girl".

Apesar disso, você pode ler o "A Garota Que Eu Quero" antes dos dois primeiros, como quase todos fizemos, e que não vai atrapalhar em nada. Não tem perdidos na história se decidir não ler "O Azarão" e "Bom de Briga", o que eu duvido muito, pois uma vez que você entra para a família Wolfe, você nunca mais quer deixa-los.

O ponto auge que eu encontrei no livro foi os poemas escritos por Cameron no livro, eles aparecem intercalados a cada capitulo, e eles causam um impacto no emocional do leitor que nos deixa sem folego para continuar a leitura, as vezes eu ficava encarando a pagina lendo o poema mais de três vezes até continuar. São palavras interligadas com o enredo do livro, um conjunto que demonstram a alma do personagem em cada momento da história sem ele precisar dize-lo realmente. E, você vai percebendo, que os poemas contam uma história, a história de Cameron se encontrando, e então você acompanha as duas histórias ao mesmo tempo, e uma completa a outra.

A edição do livro é maravilhosa, e eu espero que todos adorem "A Garota Que Eu Quero" tanto quanto eu. Confiram algumas fotos do livro:



Apaixonante, certo?

Autor: Markus Zusak, de "A Menina Que Roubava Livros"
Editora: Intrínseca.
Páginas: 176
Preço: R$ 19,90
Nota: 10







Nenhum comentário:

Postar um comentário