quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Resenha #2 - A Arte de Correr na Chuva.


“Meu Nome é Enzo. E Esta é Minha História.”


“Um cachorro é um observador elementar. Não tendo como pronunciar palavras, analisa tudo o que está à sua volta. Os sentidos de um cão são apuradíssimos. Seu foco é singular. Enzo, o cachorro do meu romance, é um verdadeiro estudante do mundo ao seu redor. E também um fã devoto da Fórmula 1. Seu herói? Ayrton Senna, claro!” - Garth Stein.


Eu sempre quis ler Marley e Eu, eu não sei quantas vezes eu já vi o filme, e todas essas vezes eu chorei com o mesmo, mas esse livro... Ele é incomparável. A Arte de Correr na Chuva foi o livro que mais me abalei ao ler em 2012, eu fiquei semanas falando dele depois que li, confesso que ainda falo muito, e eu me identifiquei tanto com o Enzo que ainda posso senti-lo perto de mim.

A história relata a história de Enzo, um cachorro incomum. Ele não tem nada de extraordinário, na verdade, ele é apenas o cachorro que todos queremos ter. Enzo esta morrendo, mas durante o livro ele recapitula toda a sua vida até a sua morte, e aprendemos com as histórias de Enzo, seu dono, Denny, e sua família.



Este livro, desde a capa, você percebe que é daqueles livros gostosos, que se ler em uma tarde fresca, com o seu café, suco, o que for do lado, no seu lugar favorito e sem pessoas ao redor para lhe perturbar ou chamar a atenção, você precisa estar focado e preso para sentir todas as emoções que ele pode transmitir... Talvez seu cachorro, ou outro animal, esse sim pode esta por perto para te ajudar a passar por tudo isso.

“— O nome do seu cachorro é Enzo? Que interessante!” 

Não posso deixar de mencionar que eu nunca fui apaixonada por Fórmula 1, sim, eu já assisti a corridas completas com meu pai, tio, avô ou padrasto, mas eu não buscava informações sobre isso, nem mesmo sobre Ayrton Senna... Mas a forma que o Enzo compara a vida com a corrida, nossa, eu estou arrepiada até agora. Não consigo explicar, somente você lendo.

Quem leu este livro sabe: é impossível não chorar com ele, não se apaixonar por Enzo e os outros personagens, não sentir raiva, angustia, medo, felicidade, amor... Eu me sentia dentro do livro. Às vezes, eu parava de ler, olhava para o meu cachorro e simplesmente o abraçava em prantos, pensando que talvez... Bem, talvez ele estivesse passando pelo mesmo que Enzo, afinal, nunca se sabe, certo?

 “Seu carro vai para onde vão seus olhos.” Tenho certeza de que essa frase sempre estará comigo agora, foi uma lição e tanto. Eu o encontrei por acaso, no skoob, fuxicando por mais e mais livros, me apaixonei primeiramente pela capa, linda e simples, e quando li a sinopse meu primeiro pensamento foi: Nossa! Narrado por um cachorro? Logo, encontrei o ebook do livro para baixar, assim, eu comecei essa maravilhosa aventura. Desde o primeiro capitulo, minha reação foi: Ah, meu Deus.

“Os gestos são tudo que eu tenho; às vezes precisam ser de natureza ampla.”

O maior valor que eu vi em Enzo foi: perseverança e coragem, ele não mede esforços para garantir o melhor para o seu dono. Sempre enfrentando as dificuldades ao seu lado, fazendo o melhor para demonstrar com os seus gestos, pois como ele diz, são tudo o que ele tem. Eu chorei tanto com as situações que a vida colocou Denny, dono de Enzo, e a pequena Zoé a passar. Mas no final, lá estavam eles, enfrentando tudo e a todos, com o focinho erguido.

“Depois do Grande Prêmio de 1993, o melhor programa a que assisti na televisão foi um documentário que explicava tudo, esclarecia pormenores, dizia toda a verdade: quando um cachorro termina a vida como cachorro, sua próxima encarnação será como homem.”

E o melhor é o final, eu fiquei embasbacada e chorando mais do que um bebe recém-nascido, mas não posso contar, é claro, apenas uma frase fica no ar: “Enzo mandou um oi.”.

Como eu disse, Enzo é aquele melhor amigo que todos queremos e até necessitamos de ter, a partir de agora eu vou colocar meu cachorro para assistir televisão e ver fitas de fórmula 1, quem sabe eu não tenho uma espécie de Enzo em casa... Ai, ai, é só um livro, Mô, é apenas um livro, se acalme, respire e pare de sonhar com essa história.

“— La macchina va dove vanno gli occhi — diz o garoto. O campeão ri, depois olha para o céu.”

Quando Denny resolve adotar um cão para lhe servir de companhia, percebe imediatamente que o destino lhe enviou um amigo especial. O amigo de Denny - Enzo - estará com ele nos melhores e piores momentos de sua vida, pois sabe que seu dono é um vencedor. Enzo é um cão, um cão com uma alma marcada pelo tempo. Denny é um piloto de grande talento, que encontra nas pistas de corrida sua verdadeira vocação. Mas a vida pode apresentar curvas acentuadas e dificuldades a serem superadas no percurso. Um livro que tem muito a nos ensinar sobre amor, tragédia, redenção. Do jeito que só um cão poderia narrar.
Detalhes:

Autor: Garth Stein
Editora: Ediouro
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance
Número de paginas: 304
Classificação do blog: 5/5




7 comentários:

  1. Oi.
    Que interessante esse livro! Nunca li nada parecido. Vou ver se consigo arrumar uma forma de lê-lo!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Ah, fico muito feliz, leia mesmo, ele é muito bom. haha.
      Obrigada querida, boa leitura!
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu chorei mais nesse livro do que Marley e eu, é muito emocionante e acho que todos deveriam ler.

    Beijokas e adorei o blog ;)

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos vão chorar muito ao ler esse livro, ele é super emocionante.
      Obrigada querida, fico muito feliz.
      Beijos.

      Excluir
  3. Eu amei Marley e Eu e com toda certeza eu vou amar esse.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o livro Marley e eu, mas ainda não li. E é fato que choro todas as vezes que assisto o filme. Na verdade, procuro nem assistir mais, porque senão uma hora o meu coração não vai aguentar, rs.
    Eu confesso que eu me emocionei ao ler essa resenha. Acredita? Sério, acho que você conseguiu transpassar toda a carga emocional existente no livro com as suas palavras. Deve ser uma história linda e incrível, o que me dá muito vontade de ler e conhecê-la. Mas eu tenho tanto medo de me aventurar nessas histórias, porque eu realmente me entrego muito, principalmente com história de cães, pois sou completamente apaixonada por eles.
    O filme "Sempre ao seu lado", por exemplo, já assistiu? Eu assisti uma vez e não assisto nunca mais. É lindo, incrível, maravilhoso, mas me consome e me exige tanto que eu não sou capaz de assisti-lo novamente. Eu fico realmente muito mal com essas histórias, rs. Mas acho que não resistirei a este livro. :) Enfim, adorei o blog e a sua resenha. Parabéns, voltarei sempre! :)

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir