segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resenha #1 - 50 Tons de Cinza


A história de Sr. Grey com Srta. Steele vem gerando grande agitação no mundo literário e seus amantes. Assim como outras sagas, 50 tons veio com grande repercussão e consequentemente grandes polêmicas o cercam. A dificuldade de defini-lo já mostra sua capacidade de fazer os leitores se apaixonarem.

A história envolve um milionário chamando Cristian Grey que após ser entrevistado pela atrapalhada de olhos azuis, Anastasia Stelle, se encontra numa intensa sensação de desejo. Sua sensualidade e seu jeito misterioso a faz querê-lo. E assim começa o "romance". Ele tem um passado complexo, foi adotado por uma família ótima, porém o fato de ter sido filho biológico de uma prostituta viciada em crack, sua capacidade de amar aparece quase nula.

Sendo o primeiro livro da saga, 50 tons de cinza, nos apontam possíveis motivos para o Sr. Grey só possuir relacionamentos por contrato e tê-las como suas submissas, sendo expostas a tortura, obediência incondicional e relações sexuais intensas. Foi seduzido aos 15 anos por uma amiga de sua mãe adotiva e permaneceu sendo submisso por anos. Ao conhecer Anastasia, ele a deseja, a quer como sua submissa. Ele a quer intensamente, quer toda sua paixão, quer doma-la.




Anastasia, por outro lado, se apaixona pelo Sr. Grey, porém não assina o contrato. Ela não tem aspectos de submissa. Ela coloca suas opiniões e desejos bem claros, e isso o deixa curioso, o faz querer mais. E essa interação carnal, devoradora e apaixonada entre os dois, nos faz ficar presos ao livro.  Além do mistério que é o Sr. Grey, as razões de suas frustrações emocionais nos deixa um ar de curiosidade.

A principal critica e polêmica é que o livro, por ser um romance erótico, tem palavras chulas e muitas - muitas - cenas de sexo.  Julgam o livro de fraco e lido apenas por pessoas deslumbradas ou mulheres com vida sexual apagada.  Procurei criticas que fossem validas para postar aqui, mas todas foram baseadas nas seguintes justificativas:

  • Só tem sexo e pornografia
  • As mulheres e a Ana só gostam do Sr. grey porque ele é rico.
  • É uma copia de Crepúsculo.


A ultima é a menos válida e a pior de todas; a autora baseou o livro uma de suas fanfics, e essas fanfics eram "baseadas" em crepúsculo.  São histórias diferentes. Contexto diferente. Mas não estamos aqui para falar sobre Crepúsculo.

Então, 50 tons de cinza como primeiro livro da saga deixa um tom de quero mais. Nós deixando a vontade de descobrir mais sobre Sr. Grey e Srta. Steele. Um livro com uma narrativa agradável, uma história intrigante, e uma paixão avassaladora. E muito, MUITO, sensual.



 Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja — mas em seus próprios termos.



Detalhes:

Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance erótico
Número de paginas: 480
Classificação do blog: 5/5

7 comentários:

  1. A capa desse livro primeiramente me chamou a atenção, mas quando li algumas resenhas e fiquei sabendo melhor dele, realmente nunca irei comprar ele. Além de não gostar de livros eróticos, eu sou uma das poucos pessoas que não gostam de crepúsculo >< Mas amei a resenha, você escreve super bem :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente chama bem a atenção, eu achei que o acabamento do livro ficou lindo. Bem, não era fã desse gênero, só lia em fanfics mesmo e me interessei por já ter visto a fic desse livro anos atrás. Realmente é só para quem curte o gênero pois não tem como pular certas partes. Olha, não esta sozinha, a autora dessa resenha não é fã de Crepúsculo também, kkkkk. Muito obrigada, querida, adoramos seu comentário *-*.
      Beijos, Mô.

      Excluir
  2. Sinceramente não gostei desse livro. Achei a história sem sal, mas gosto é gosto, né?

    Beijokas e parabéns pelo blog, gostei do layout ;)
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é realmente difícil de definir, é um daqueles que: ou você gosta ou você não gosta mesmo. Obrigada mesmo Mylla, beijinhos, Mô.

      Excluir
  3. Comecei a ler 50 Tons de Cinza recentemente e, por enquanto, estou gostando. Não tenho nada contra o gênero, mas também não sou fã. E, por favor, não tem NADA a ver com Crepúsculo!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    http://beijadaporumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro, eu acho que ele da uma boa brecha para a continuação aprofundar mais no mistérios da história. Acho legal conhecermos novos gêneros e esse realmente é um que conquistou outros leitores com 50 tons. Realmente não tem nada a ver com crepúsculo, talvez quando era uma fanfic, mas não no livro. Obrigada amore, ficamos muito feliz com isso ^^' Beijinhos, Mô.

      Excluir
  4. Já cansada da polemica que gira em tono desse livro. Li e gostei, independente do gato (lê-se Christian Grey) ser rico ou não. O livro teve um lado BSDM, mas quando li o romance entre o casal foi mais interessante que isso que acabou virando um plano de fundo.
    Ana lembra Bella, assim como outros personagens é um fato, mas que autor uma vez ou outra não se inspirou em um outro personagem na hora de escrever?
    Parabéns pela resenha, gostei dos pontos que você discutiu nela.


    Um Beijo,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir